quinta-feira, 2 de julho de 2009

ENTREVISTA

O BoaSaúde (UOL) entrevistou o Psicólogo Fernando F. Tavares de Lima, que fala sobre as dificuldades e esperanças da profissão, além de contar sobre suas experiências profissionais.

BoaSaúde: Na sua opinião, qual é a missão profissional de um psicólogo?

Psic. Fernando:Acredito que esta questão é bastante polêmica. As respostas podem ser dadas de diversas formas. Mas, na minha opinião, a Psicologia existe para pensar o ser humano. Sendo assim, pode ser aplicada nas mais diversas áreas em que haja pessoas envolvidas. Há psicólogos trabalhando em hospitais e clínicas médicas, também, nas áreas preventivas de saúde, além das escolas e demais instituições de ensino, nas áreas empresariais, na área do marketing e da propaganda, nas áreas jurídicas e, é claro, nos consultórios, ou seja, onde atuam os psicólogos clínicos, nos quais me enquadro.

A gama de opções para o trabalho, visando o desenvolvimento do ser humano, é imensa. A Psicologia é uma ciência nova, contudo é cada vez mais presente e respeitada por todos os profissionais, inserida na cultura e bastante valorizada.

Para complementar essa resposta, gostaria de informar que os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia estão organizando a Iª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, com o tema "Psicologia e Compromisso Social". Este evento, da maior importância, acontecerá entre os dias 05 e 07 de outubro de 2000, na cidade de São Paulo, com o objetivo de troca de experiências e divulgação de trabalhos na linha das questões sociais.

BoaSaúde: Qual é a sua filosofia de trabalho?

Psic. Fernando: Sou psicanalista. Acredito que a Psicanálise, ao contrário do que alguns podem estar falando, é extremamente atual. Claro que ela também evoluiu. Já se passou mais de um século desde que Freud começou a empregá-la em sua clínica. Assim como os pacientes mudaram, os sintomas mudaram, as formas de tratamento também sofreram mudanças importantes.

O restante da entrevista você confere no site! Obrigado (:


Site/Fonte: UOL
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3739&ReturnCatID=1712

Nenhum comentário:

Postar um comentário